top of page

CARE

Gondomar
Coração D'ouro
 

O Sistema de Proteção das Crianças e Jovens em Perigo, prevê que, quando não é possível promover a proteção das mesmas em meio natural de vida, junto de pessoa idónea ou em família de acolhimento, a proteção seja promovida em instituições de acolhimento.

O regime de institucionalização pode passar pela colocação das crianças em centros de Acolhimento Temporário, ou em Casa de Acolhimento Residencial.

A existência de determinadas especificidades por parte das crianças e/ou jovens acolhidas/os, implicou a necessidade de promoção da constituição de Casas de Acolhimento em regime especializado.

Assim, a Casa de Acolhimento Residencial “Gondomar Coração D’ Ouro” é uma casa especializada, destinado ao acolhimento de jovens com problemas de comportamento, tendo por base os dispostos nos artigos 49º a 54º da Lei nº 147/99, de 1 de Setembro – Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo (LPCJP).

Esta casa destina-se ao acolhimento de jovens do sexo feminino com idades compreendidas entre os 12 e os 18 (ou até aos 21 anos, desde que enquadradas ao abrigo da alínea a) do artigo 5º da Lei 147/99). 

A Gondomar Social - Associação de Intervenção Comunitária está a desenvolver o projeto de "Apartamento de Autonomização" com o intuito de continuar a apoiar jovens adultos na sua integração na sociedade, desenvolvendo-lhes competências transversais para a autonomia pessoal e financeira.

Apartamento de Autonomização

A Gondomar Social – Associação de Intervenção Comunitária – assinou no passado mês de agosto do corrente o Protocolo de funcionamento da Rede Local de Intervenção Social (RLIS) com o Instituto da Segurança Social, I.P, com vista à criação de uma resposta de Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS). Desta forma, pretende-se assegurar o atendimento e acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social, num território de intervenção de Tipologia A com CPCJ (intervalo médio mensal de 350 a 525 atendimentos/acompanhamentos, e uma equipa técnica composta por 1 coordenador e 4 técnicos superiores com afetação a 100%, mais um técnico superior afeto à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gondomar).

 

O SAAS consiste no atendimento de primeira linha que pretende responder a situações de crise e/ou emergência social, bem como no acompanhamento social destinado a assegurar o apoio técnico, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais, tendo como objetivos:

 

·Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação;

·Apoiar em situações de vulnerabilidade social;

·Prevenir situações de pobreza e de exclusão social;

·Contribuir para a aquisição e/ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social;

·Assegurar o acompanhamento social no percurso de inserção social;

·Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional. 

 

A sede da RLIS de Gondomar encontra-se localizada no edifício da Casa de Acolhimento Residencial Especializado (CARE), em Baguim do Monte. No entanto, o SAAS atua de forma descentralizada, nas respetivas Juntas de Freguesia do Município, existindo locais de atendimento em todos os territórios do concelho, com o objetivo de promover a aproximação dos serviços à comunidade.

Os períodos de funcionamento dos SAAS em cada território – manhã ou tarde - foram definidos de acordo com critérios de densidade populacional e processual, sendo que os mesmos variam entre quatro por semana e um quinzenalmente.  De acordo com a tabela abaixo:

 

Rio Tinto: 

2ª Feira - 14 h ás 17 h;

4ª Feira - 9 h ás 12.30 h;

5ª Feira - 9 h ás 12.30 h;

6ª Feira - 14 h ás 17 h.

Baguim do Monte: 

4ª Feira - 14 h ás 17 h,

6ª Feira - 9 h ás 12.30 h.

Gondomar: 

2ª Feira - 14 h ás 17 h;

3ª Feira - 14 h ás 17 h;

5ª Feira - 9 h ás 12.30 h;

6ª Feira - 14 h ás 17 h.

Fânzeres:

2ª Feira - 14 h ás 17 h;

5ª Feira - 9 h ás 12.30 h.

São Pedro da Cova:

4ª Feira - 14 h ás 17 h;

6ª Feira - 9 h ás 12.30 h.

São Cosme:

2ª Feira - 14 h ás 17 h;

3ª Feira - 14 h ás 17 h;

6ª Feira - 14 h ás 17 h.

Valbom: 

5ª Feira - 14 h ás 17 h;

6ª Feira - 14 h ás 17 h.

Jovim:

6ª Feira - 9 h ás 12.30 h.

Foz do Sousa: 

1ª e 3ª segunda-feira de cada mês,

9h ás 12.30 h. 

Covelo:

2ª e 4ª segunda-feira de cada mês,

9h ás 12.30 h.

Melres:

1ª e 3ª segunda-feira de cada mês,

9h ás 12.30 h.

Medas:

2ª e 4ª segunda-feira de cada mês,

9h ás 12.30 h.

Lomba:

2ª e 4ª segunda-feira de cada mês,

9h ás 12.30 h.

A equipa técnica da RLIS de Gondomar é constituída por duas Assistentes Sociais, uma Educadora Social e três Psicólogas (uma afeta à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gondomar), que asseguram o atendimento e acompanhamento social dos munícipes nos diferentes territórios do Concelho.

bottom of page